1. Se eu tiver recebido uma vacina COVID-19 posso viajar sem preocupação? Devo continuar usando máscaras?
NÃO . As vacinas COVID disponibilizadas até o momento (02/2021) não objetivam bloquear o contágio do Novo Coronavírus, elas oferecem proteção contra as formas graves da doença. Isso significa que mesmo vacinado você ainda pode se contaminar e o uso de máscaras deve prosseguir para todos.
ISTAMBUL – TURQUIA – 09/2020
 
2. Se tiver testado positivo para anticorpos IGM e/ou IGG posso viajar tranquilamente pois já estou protegido contra a COVID-19?
NÃO. A detecção de tais anticorpos apenas pode significar que em algum momento, sobretudo nos últimos 3 meses, você teve contato com o Sars-CoV2. Tais anticorpos, tudo indica, não oferecem proteção contra novas contaminações. As medidas preventivas devem continuar, para sua segurança e das outras pessoas.
PEDRO E DICA – SANTA RITA DE CÁSSIA – BA

 

3. Para viajar, mesmo vacinado, ainda preciso de um teste COVID-19?
Para muitos locais no mundo ainda há exigência para realização de exame COVID, geralmente sendo o RT-PCR (este é um teste de amplificação do ácido nucleico – NAAT),realizado no prazo de 3 dias antes da partida. Várias companhias aéreas também estão exigindo tal exame para o embarque. Sendo assim, fique atento. Entre nos sites oficiais e confira se há esta exigência para sua viagem.
RICARDO, TATI E BRUNA – VIAGENS PARA OS EUA SÓ COM EXAME COVID NEGATIVO

 

4. Se eu tiver COVID-19, cumprir o tempo de isolamento e me recuperar, mas meu exame continuar positivo, eu poderei viajar?
Isso realmente pode acontecer. Não se recomenda fazer o teste novamente nos três meses após um teste viral positivo, contanto que você não tenha sintomas de COVID-19 . Conforme o Centro para Controle e prevenção  de Doenças (CDC – EUA), Se você teve um teste viral positivo nos últimos 3 meses e atendeu aos critérios para encerrar o isolamento , você pode viajar com a documentação dos resultados do teste viral positivo e uma carta do seu médico que declara que você foi liberado para a viagem. Você não estará mais contaminando ninguém. Procure um médico especialista, infectologista ou médico de viagens, e solicite um documento de recuperação da COVID-19. 
DRA. CARMELINDA – INFECTOLOGISTA E MÉDICA DE VIAGENS – CONTATO PARA CONSULTAS: 3822-9045

 

5. Qual é a justificativa para permitir que as pessoas que se recuperaram recentemente do COVID-19 viajem sem um teste negativo? E quanto a reinfecções?
As pessoas que se recuperaram do COVID-19 podem continuar com o teste positivo por 3 meses(ou mais) após a infecção. Importante salientar que se os indivíduos que tenham se recuperado de COVID-19 neste prazo desenvolverem sintomas da doença, eles não devem viajar e devem procurar atendimento médico para avaliação. 

6.Se eu for apenas fazer uma conexão em um país que exige teste de COVID, mesmo assim preciso realizar o exame?

Sim, você ainda precisará de um teste se apenas for fazer uma conexão. Se você estiver chegando aos país via um ou mais voos de conexão, seu teste deve ser feito nos 3 dias anteriores ao primeiro voo em seu itinerário, mas atente se os voos de conexão foram marcados dentro da mesma reserva de um único passageiro; cada voo não deve ter mais de 24 horas de duração. Se seu voo de conexão  foi reservado separadamente ou um voo em seu itinerário dura mais de 24 horas, você precisará ser testado dentro dos 3 dias antes.

7.O que acontece se meu voo estiver atrasado e ultrapassar o limite de 3 dias para testes?
Se seu voo estiver atrasado antes da partida, você precisará ser testado novamente se o atraso fizer com que seu teste caia fora do período de teste de 3 dias antes da partida.
8. E se eu estiver no exterior e não puder fazer o teste antes do meu voo de retorno ao Brasil, como proceder?
Antes da partida verifique esta situação. Muitos aeroportos estão, inclusive, disponibilizando o exame com resultado em poucas horas. Em último caso, os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea a respeito das opções de alteração da data de partida para dar tempo para um teste; ver se a companhia aérea identificou opções de locais para realização de teste, ou se há opções disponíveis para alterar seus voos para trânsito por um local onde possa ser testado antes de embarcar em seu voo final para o Brasil.
TESTE COVID EM BARILOCHE – procure o LES Laboratorio Especializado del Sur

 

9. O que acontece se meu teste COVID for positivo?
Você deve se isolar por pelo menos 10 dias adiar  a viagem. As companhias aéreas devem recusar o embarque de qualquer pessoa que não apresente resultado negativo no teste COVID-19 ou documentação de recuperação.
Qualquer pessoa doente com sintomas de COVID-19 deve isolar-se e adiar  a viagem.
10. Que tipo de documentação do resultado do meu teste preciso apresentar?
Os passageiros devem ter uma cópia impressa ou eletrônica do resultado do teste para análise pela companhia aérea antes de embarcar e para análise potencial por autoridades de saúde pública após sua chegada no país de origem.
11. Posso obter uma isenção ou dispensa do requisito de teste para viajar?
Isenções podem ser concedidas quando uma viagem de emergência é necessária. (Ex.: salvar a vida de alguém).
12. Os passageiros também precisam ter uma cópia de seu exame e/ou documentação de recuperação, assim como a companhia aérea que o retém?
Os passageiros são obrigados a reter  uma cópia em papel ou eletrônica do resultado do teste negativo ou documentação de recuperação para todo o seu itinerário. 
13. Se o resultado do meu teste for negativo antes do meu voo, preciso fazer outro teste quando chegar ao destino?
Não há esta recomendação. Se você não fizer o teste (situações de viagens de emergência) é seguro ficar em isolamento por 7 dias após a chegada ao destino. Todos os viajantes (incluindo aqueles que se recuperaram do COVID-19) devem se lembrar de usar uma máscara , manter distanciamento e higienizar as mãos  frequentemente. 
CAMAÇARI – BA – 10/2020

 

14. Posso obter um reembolso das despesas de viagem se eu tiver que cancelar ou atrasar a viagem devido aos requisitos de teste para passageiros ?
Boa parte das empresas estão utilizando políticas de reembolso nestas situações. Sugiro verificar diretamente nas empresas sobre esta possibilidade antes de adquirir suas passagens.
OBS.: Estas orientações podem ser atualizadas à medida que informações adicionais sobre o tema forem disponibilizadas.
REFERÊNCIA – www.cdc.gov

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