FONTE: WWW.JORNALNH.COM.BR

ATUALIZAÇÃO: 28/3/2020; 12h

Oi pessoal,

Eu aqui na luta contra o novo CoronavÍrus (SARS-COV2), não está fácil, a cada dia uma batalha que precisamos vencer… Nossa previsão é de que até SETEMBRO o mundo ainda vai estar muito prejudicado por esta pandemia, e até já adiamos nossa viagem para a ÁFRICA DO SUL que estava programada para abril/2020. Mas não me preocupo tanto assim, porque tenho muita fé em DEUS que essa guerra será vencida pela humanidade. Abaixo ATUALIZO dicas importantes pra você se acalmar e se preparar para, em alguns meses, voltar a se aventurar PELO MUNDO COM CRIANÇAS! Abraços a todos e BOAS VIAGENS!

O SARS-COV-2 (novo coronavirus) – Vírus detectado pela primeira vez em Wuhan, China, em dezembro/2019. No início, muitos dos pacientes do surto na China, teriam algum vínculo   com um grande mercado de frutos do mar e animais, sugerindo a disseminação de outros mamíferos para as pessoas. Em poucos meses, se alastrou pelo planeta e ceifou vidas em diversos países, até mesmo em regiões ricas e prósperas, como nos Estados Unidos e na Europa, locais bastante atrativos para atividades de turismo no mundo. Esse vírus tem o poder de se espalhar rapidamente entre as pessoas e, apesar de provocar sintomas gripais brandos (febre, tosse, espirros, coriza e dor de garganta) em 80% dos acometidos, leva a quadros extremamente graves sobretudo em idosos e pessoas com doenças crônicas (Ex.: asma, diabetes e hipertensão descontrolados). Se estas pessoas se contaminam com o novo coronavirus todas juntas, elas sobrecarregam os serviços de saúde de forma drástica, pois necessitam de leitos de UTI. A única forma de evitar isto é através das medidas preventivas principais:

1.isolamento domiciliar para as pessoas com sintomas respiratórios e para sua família (indivíduos que moram na mesma casa) – NÃO SAIAM DE CASA POR 14 DIAS!

2.isolamento domiciliar para as pessoas dos grupos de risco: Ex.: maiores de 60 anos, pessoas com doenças crônicas – NÃO SAIAM DE CASA!

3. Proibição de aglomerações.

SENDO ASSIM, NADA DE VIAGENS POR ENQUANTO!

 

 

DICAS DE SAÚDE PARA VIAJANTES EM TEMPOS DE PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS:

1.EVITE VIAGENS PARA QUALQUER LUGAR (INCLUSIVE VIAGENS PELO BRASIL) – ESTA É UMA RECOMENDAÇÃO DA OMS QUE FOI REFORÇADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. PESSOAS EM DESLOCAMENTO FAVORECEM AGLOMERAÇÕES, SOBRETUDO EM AEROPORTOS. ATENÇÃO: O NOVO CORONAVÍRUS PODE SER TRANSMITIDO ATÉ POR PESSOAS SEM SINTOMA ALGUM!

2. BASEANDO-SE NOS SURTOS DE CORONAVÍRUS OCORRIDO EM 2002 ( provocado pelo SARS-CoV) e em 2012 (provocado pelo MERS-Cov), AUTORIDADES MÉDICAS ACREDITAM QUE A DURAÇÃO DA PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS SERÁ DE CERCA DE 6 MESES. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE A OMS DECLAROU SITUAÇÃO DE PANDEMIA PELO SARS-COV2 EM 11 DE MARÇO DE 2020, VIAGENS MARCADAS ATÉ SETEMBRO, RECOMENDO QUE SEJAM REAGENDADAS.

3. CASO NÃO SEJA POSSÍVEL EVITAR VIAGENS, RECOMENDO:

     – evite aglomerações de pessoas ao máximo; prefira ambientes ventilados;

     – permaneça no país pelo tempo estritamente necessário;

     – use máscara descartável ao frequentar espaços públicos; coloque a máscara cuidadosamente para cobrir a boca e o nariz e amarre com segurança para minimizar  os espaços entre a face e o dispositivo; substitua a máscara por uma nova, limpa e seca, assim que tornar-se úmida; não reutilize máscaras;

     – use álcool para higienização das mãos com frequência; ande com o seu próprio produto na bolsa/mochila;

 – Evite contato próximo com pessoas doentes;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, copos, latinhas e garrafas;

– Evite contato próximo com animais domésticos e selvagens.

3. AO RETORNAR DE VIAGEM INTERNACIONAL, SEJA RESPONSÁVEL E PERMANEÇA EM ISOLAMENTO DOMICILIAR POR ATÉ 7 DIAS!

4. AO RETORNAR DA VIAGEM, FIQUE ATENTO! SE APRESENTAR FEBRE COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS (TOSSE, CORIZA, DOR DE GARGANTA, FALTA DE AR), NO PERÍODO DE ATÉ 2 SEMANAS APÓS A VOLTA, PROCURE IMEDIATAMENTE ATENDIMENTO MÉDICO NA UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA DA SUA CASA, POIS PODE SER COVID-19. AO CHEGAR NO SERVIÇO DE SAÚDE, AVISE IMEDIATAMENTE QUE ESTÁ COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS E QUE CHEGOU RECENTE DE VIAGEM. VOCÊ DEVERÁ RECEBER ATENDIMENTO PRIORITÁRIO!

5.ORIENTO QUE VIAGENS PROGRAMADAS ATÉ JULHO SEJAM ADIADAS. MUITOS SERVIÇOS QUE ATENDEM TURISTAS ESTÃO FECHADOS OU INOPERANTES EM VIRTUDE DA PANDEMIA. CREIO QUE SERÁ BASTANTE DESGASTANTE!

6.ATENÇÃO! MUITAS FRONTEIRAS ESTÃO FECHADAS AO REDOR DO MUNDO EM FUNÇÃO DA PANDEMIA. ENTRAR E SAIR DE PAÍSES PODE SER UM PROBLEMA MUITO GRANDE!

7. COM RELAÇÃO ÀS PASSAGENS AÉREAS JÁ ADQUIRIDAS PARA VIAGENS INTERNACIONAIS, FAÇA CONTATO COM A COMPANHIA AÉREA OU SITE ONDE VOCÊ COMPROU O SEU BILHETE PARA REEMBOLSO OU REMARCAÇÃO DO SEU VOO. EM GERAL, AS MESMAS ESTÃO NEGOCIANDO BEM SOBRE ISSO. FAÇA O QUANTO ANTES!

8. HOSPEDAGEM: ENTRE NO SITE DO ESTABELECIMENTO E VERIFIQUE AS POLÍTICAS DE CANCELAMENTO OU REMARCAÇÃO DE SUAS RESERVAS. FAÇA ISSO O QUANTO ANTES!

9. AS RECOMENDAÇÕES DE PREVENÇÃO PARA DOENÇA RESPIRATÓRIA DEVEM SER MANTIDAS PARA TODOS OS VIAJANTES, INDEPENDENTE DO PAÍS A SER VISITADO. ELAS SERVEM PARA PROTEÇÃO NÃO SÓ CONTRA O CORONAVÍRUS MAS TAMBÉM PARA OUTROS GERMES COMO VÍRUS INFLUENZAE (GRIPE) E BACTÉRIAS QUE PROVOCAM MENINGITES E PNEUMONIAS. VEJA AS DICAS EM OUTRAS POSTAGENS DESTE SITE.

11.NÃO HÁ VACINA PARA EVITAR O CORONAVÍRUS. A VACINA  INFLUENZAE NÃO OFERECE PROTEÇÃO CONTRA O SARS-COV2POIS PROTEGE SOMENTE CONTRA O VÍRUS DA GRIPE.

12. MANTENHA-SE ATUALIZADO! AS INFORMAÇÕES MAIS SEGURAS SOBRE O NOVO CORONAVIRUS SÃO ENCONTRADAS NOS SITES DA OMS, OPAS OU MINISTÉRIO DA SAÚDE. FUJA DAS FAKE NEWS! PARA MELHORES INFORMAÇÕES E UMA VIAGEM SEGURA, PROCURE ORIENTAÇÕES DO MÉDICO DE VIAGENS.

MARQUE SUA CONSULTA DE VIAGENS COMIGO:

  CENTRO DE ESPECIALIDADES  MÉDICAS, Av jose julio lage, Timóteo-MG. Contato 31 3849-9560

CENTRO MEDICO, Rua Laguna, 280 Veneza I, Ipatinga-MG. Contato: 31 3822-9045

 

FONTES:

1. WWW.SAUDE.GOV.BR.

2. ANVISA – NOTA TÉCNICA Nº 04/2020; ORIENTAÇÕES PARA SERVIÇOS DE SAÚDE: MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE QUE DEVEM SER ADOTADAS DURANTE A ASSISTÊNCIA AOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS (2019-nCoV).

3. SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA – INFORME SOBRE O NOVO CORONAVIRUS – PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PARA O PÚBLICO EM GERAL (DADOS ATUALIZADOS EM 24/01/2020)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *