Em ritmo de COPA AMÉRICA-BRASIL/2019, deixamos aqui dicas de saúde para você se divertir com segurança pelo “Novo Mundo”. Avalie uma consulta com o MÉDICO DE VIAGENS pelo menos 30 dias antes da partida para que as orientações pertinentes aos cuidados de saúde em seu destino sejam melhor discutidas e exploradas ( no VALE DO AÇO – marque sua avaliação pelo 3849-9560). Confira roteiros bem legais  para passeios com seus pimpolhos no meu livro PELO MUNDO COM CRIANÇAS, que sugere viagens incríveis pela ARGENTINA, CHILE, ESTADOS UNIDOS, MÉXICO, PANAMÁ E URUGUAI.

Divirta-se!

Serra do Caraça – Minas Gerais

  1. AVALIE AS DIFERENÇAS DE CLIMA NO PERÍODO DE SUA VIAGEM, PARA MELHOR ORGANIZAR SUAS MALAS, VERIFICAR AS VACINAS RECOMENDADAS E NECESSIDADE DE USO DE PROTETOR SOLAR E HIDRATANTE – CONFIRA EM www.accuweather.com

Inverno em Bariloche – Argentina – 21/6 a 22/9

 

Outono em Orlando – EUA – 1/9 a 30/11

 

Primavera no Canal do Panamá – 23/9 a 21/12

2. PARA VIAGENS AOS ESTADOS UNIDOS, ATENTAR PARA O RISCO DE DOENÇA DE LYME, ENFERMIDADE TRANSMITIDA PELA PICADA DE CARRAPATO  (GERALMENTE ENCONTRADOS EM VEADOS). ESTE RISCO É MAIOR EM VIAGENS PARA MINESOTA, CALIFÓRNIA, OREGON E MARYLAND.

3. EM VIAGENS PARA O MÉXICO, ATENTAR PARA O RISCO DE TRANSMISSÃO DE RAIVA CANINA POIS A COBERTURA VACINAL PARA ESTES ANIMAIS NÃO É SEGURA. VIGIE SEUS BAIXINHOS PARA QUE NÃO INTERAJAM MUITO INTIMAMENTE COM ANIMAIS, O RISCO DE ACIDENTE É GRANDE.

México – 2016

4. O RISCO DE DIARREIA EM VIAGENS PELA AMÉRICA LATINA É ALTO, PODENDO CHEGAR A 90%. EVITE INGERIR ALIMENTOS CRUS, COM CASCA OU MAL COZIDOS. “FERVA, COZINHE, DESCASQUE OU ESQUEÇA!”

Buenos Aires – Argentina – 2019

5. VERIFIQUE EM SUA CONSULTA DE VIAGEM ( QUE DEVE SER FEITA PELO MENOS 30 DIAS ANTES DA PARTIDA) QUAIS SERÃO AS VACINAS RECOMENDADAS PARA O PAÍS DE DESTINO E PARA A ÉPOCA DO PASSEIO.

6. AS VACINAS DE ROTINA RECOMENDADAS PELA OMS PARA VIAJANTES, QUE DEVEM SER MANTIDAS EM DIA, INDEPENDENTEMENTE DO PAÍS A SER VISITADO SÃO: ANTITETÂNICA, TRÍPLICE VIRAL, HEPATITE B, BCG, PNEUMOCÓCICA, POLIOMIELITE, HPV.

7. MUITOS PAÍSES DAS AMÉRICAS EXIGEM A VACINA DE FEBRE AMARELA. ATENTE PARA ISTO E PROVIDENCIE SEU CIVD (certificado internacional de vacinação e profilaxia). CASO O VIAJANTE TENHA ALGUMA CONTRA-INDICAÇÃO PARA O USO DE TAL VACINA, DEVE PROVIDENCIAR O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE ISENÇÃO DA VACINAÇÃO.

Miguel – Panamá – 2016

8. ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL POSSUEM ALTITUDES BEM ELEVADAS – PERU, COLÔMBIA, EQUADOR, BOLÍVIA. ATENTE PARA O RISCO DE MAL DE ALTITUDE – DOR DE CABEÇA, CANSAÇO, VÔMITOS, TONTURA, ALTERAÇÃO DO SONO. PODE OCORRER EM ALTITUDES DE 2.000m OU MAIS.

9. FAZER UM CRUZEIRO PELO CARIBE É UMA ÓTIMA AVENTURA, MAS ATENTE PARA O RISCO DE DIARREIA POR NOROVIRUS E PNEUMONIA POR LEGIONELA. EVITE INGERIR ALIMENTOS CRUS OU MAL COZIDOS, BEBA SOMENTE ÁGUA ENGARRAFADA; EVITE BANHEIRAS DE HIDROMASSAGEM CONTAMINADAS ( ESTAS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES DE LEGIONELLA EM NAVIOS).

10. PARA DESBRAVAR AS BELAS MATAS E FLORESTAS DAS AMÉRICAS, NÃO SE ESQUEÇA DAS MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA PICADAS DE INSETOS.:

 – O uso de repelentes é importantíssimo.

– Crianças de 2 a 6 meses não podem usar repelentes. Evite passeios de ecoturismo com estes baixinhos.

– Preferir repelente à base de DEET ou icaridina. 

– Utilize o repelente, de preferência, até 3 vezes/dia.

– Havendo necessidade do uso do protetor solar, use-o sempre antes. Aguarde cerca de 30 minutos e depois aplique o repelente.

 

FONTES:

  • CIEVS – UFRJ
  • CENTRO BRASILEIRO DE MEDICINA DO VIAJANTE
  • www. istm.org
  • www.cdc.gov/travel

2 thoughts to “10 DICAS DE SAÚDE EM VIAGENS PELAS AMÉRICAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *