Férias de julho se aproximando, INVERNO no hemisférios sul e grande oportunidade para curtição pela nosso continente. ARGENTINA, CHILE E URUGUAI, por exemplo, são ótimos locais para as crianças se esbaldarem. Fique de olho nas promoções para compra da passagem aérea e lembre-se que aproveitar as atrações destes países pode ter um custo muito bom. SIGA AS DICAS DO LIVRO “PELO MUNDO COM CRIANÇAS” e divirta-se! No entanto, os cuidados com a saúde dos baixinhos durante essa estação são importantes para que tudo transcorra da maneira mais legal possível.

BOA VIAGEM!

 

 1. VACINAS: As vacinas recomendadas envolvem, principalmente, doenças mais comuns em climas frios: gripe, meningocócica, penumocócica. VACINE ATÉ 15 DIAS ANTES DA PARTIDA!

2. VACINA DE GRIPE: Disponível pelo SUS para crianças menores de 5 anos – a campanha nacional começa em 15/4/19, fique atento. Em clínicas particulares o custo varia de R$ 100,00 a 150,00.

3. VACINA MENINGOCÓCICA:  Disponível pelo SUS a MenC (sorotipo mais prevalente no Brasil) para menores de 5 anos. No entanto, para viagens para Argentina, Uruguai e Chile, o ideal é providenciar a vacina MenACWY e MenB, pois os sorotipos mais prevalentes neste países são o W e o B. Estas vacinas só estão disponíveis em clínicas particulares. Custos: Meningite ACWY: em média, entre 280 e 350 reais; Meningite B: em média, entre 350 e 780 reais.

MIGUEL E HELENA, SANTO IGNÁCIO – URUGUAI – 2017

4. VACINA PNEUMOCÓCICA: Disponível pelo SUS para crianças menores de 5 anos. Em clínicas particulares o custo gira em torno de R$ 100,00.

5. PARA VIAGENS NA NEVE, atente para as roupas especiais de neve, que podem e devem ser alugadas no destino. É fácil e prático. Para os baixinhos, a opção do macacão é ótima.

HELENA, MIGUEL, PAPAI E MAMÃE – BARILOCHE – ARGENTINA

6. Não se esqueça dos óculos escuros, pois a luz do sol refletida na neve pode queimar a pele e machucar os olhos.

7. Tente evitar aglomerações, pois podem favorecer a transmissão de doenças respiratórias.

8. Ofereça às crianças bastante água (sempre engarrafada e selada).

9. Protetor solar é fundamental –  Sugestões de filtros  solares  infantis até  2 anos:  Anthelios dermopediatrics  FPS  60,  Episol  infantil FPS 50, Loreal solar 60  kids,  Eucerin 60  kids.  – Protetor labial também é importante. 

10. Manter a pele dos baixinhos hidratada – Sugestões de hidratantes para bebês até 2 anos: Umiditá  infantil, Cetaphil creme  hidratante,  Fisiogel  AI loção  hidratante, Fisioativ  loção  cremosa , Ureadim 3%  Loção,   Ureativ  3%  loção, Hidrakids loção, Aveeno  baby, Cetrilan loção  hidratante.

 

ISLA DEL LOBOS – PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

REFERÊNCIAS:

1. Centro de informação em saúde para viajantes – Cives – RJ 

2. Sociedade Brasileira de Imunizações – Sbim

3. consultaremedios.com.br

 

5 thoughts to “10 DICAS DE SAÚDE PARA VIAGENS COM CRIANÇAS DURANTE O INVERNO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *