Abaixo listo os melhores destinos  para aventuras na natureza em família. Há muito para ser visto, mas os cuidados de sáude são essenciais para que as belezas ecológicas não se transformem num transtorno.

  1. Escolha roupas leves para os passeios; use sapatos sempre fechados e amaciados, de preferência, tênis;
  2. Não se esqueça de levar chapéu, para proteção contra o sol;
  3. Leve bastante água, sempre engarrafada e selada, e ofereça frequentemente aos baixinhos;

“TANTA ATIVIDADE ASSIM, CANSA!” – Miguel e Helena se divertindo na Chácara São Pedro, Santa Rita de Cássia – BA

4. Leve um kit remédios, para os imprevistos: curativos, gazinha e pomada de corticoide ajudam;

5. Para as aventuras em rios e corredeiras, utilizem, sempre, os coletes salva-vidas;

Curtindo o rio subterrâneo em Xcaret, Cancun, México; colete é essencial!

6. Atente para as vacinas! FEBRE AMARELA E ANTITETÂNICA são fundamentais para estes tipos de passeio (mas é claro que o cartão vacinal deve estar sempre em dia). LEVE O CARTÃO NA VIAGEM.

OBS.: a vacina de febre amarela só pode ser aplicada às crianças à partir dos 9 meses de idade; sendo assim, não é recomendado que os bebês abaixo dessa faixa etária se aventurem nas trilhas e florestas. Nem o uso de repelentes substitui a vacina. Evitar;

         7. Não usar perfumes quando for para matas e florestas pois atraem mosquitos;

         8.Não se esqueça do protetor solar;

R E P E L E N T E S  

– O uso destes produtos é importantíssimo em passeios de ecoturismo, principalmente em regiões de matas, parques e florestas, onde há mosquitos. No entanto, crianças abaixo de 2 meses NÃO PODEM USAR REPELENTES (No Brasil, inclusive, a ANVISA só recomenda uso de repelentes em maiores de 2 anos; internacionalmente, crianças com 2 meses ou mais de idade podem utilizar). Sendo assim, é melhor nem se aventurar com estes pequerruchos neste tipo de programa.

– Para os baixinhos de 2 a 6 meses, opte por manter a pele oleosa, com uso de óleos infantis, que neutraliza o cheiro do suor do bebê e dificulta a aproximação dos mosquitos. No entanto, a durabilidade do produto é curta na pele, devendo ser frequentemente reaplicado. O óleo de eucalipto limão só pode ser usado a partir dos 3 anos.

– Para as demais faixas etárias, utilizar repelente à base de DEET ou icaridina. A escolha por aplicar o produto nas roupas e/ou uso de roupas com termetrina pode ser melhor. Consulte o pediatra para melhores orientações e/ou indicações do produto, conforme a idade do seu baixinho.

    Miguel e Helena em Bruges – Bélgica; Mesmo na Europa o risco de picadas de mosquito existe, sobretudo em cidades com canais, como Bruges e Veneza. NÃO SE ESQUEÇA DO REPELENTE!

– NÃO aplique o repelente nas mãos, boca, nariz, olhos ou genitais. O ideal é que o produto seja utilizado somente nas áreas expostas. Também não aplique sobre feridas ou áreas lesadas da pele.

– Utilize o repelente, de preferência, até 3 vezes/dia.

– Havendo necessidade do uso do protetor solar, use-o sempre antes. Aguarde cerca de 30 minutos e depois aplique o repelente.

 

A RIQUEZA DOS DESTINOS…

 

10° LUGAR – NOVA ZELÂNDIA – Este país, dividido em duas grandes ilhas principais, será uma descoberta bem legal para os baixinhos. Foi neste território que diversas cenas do filme O Senhor dos Anéis foram feitas.  Leve seus filhos para passar um dia nas praias perfeitas da Península Coromandel, ver bastante ovelhas e admirar vulcões e gêiseres. Não perca as Ilhas do Golfo de Hauraki com suas vinícolas maravilhosas, muitas praias e florestas, que oferecem bastante diversão para a garotada.

 

9º LUGAR – ISLÂNDIA – A Europa nos presenteia com este lugar místico, cheio de vulcões, cachoeiras de água quente, praias com lava petrificada. Além de tudo isso, será possível avistar a Aurora Boreal, pois a Islândia é um dos melhores locais do mundo para isto.

 

8º LUGAR – ILHAS GALÁPAGOSEQUADOR – Esta paisagem histórica não poderia ficar de fora deste roteiro. Aqui, a família vai apreciar a abundante fauna local exótica, curtir tartarugas gigantes ( que chegam bem perto dos visitantes), pedalar, fazer mergulho de snorkel e ainda curtir praias de água azul-turquesa.

(veja roteiro para famílias para Galápagos no viajarcomcrianças.com.br).

 

7º LUGAR – ÁFRICA DO SUL – Neste lugar esplêndido, se encante perto de leões, rinocerontes-brancos, girafas e tantos outros bichos. Os famosos safaris são oferecidos nos hoteis e ocorrem em parques e reservas onde os animais circulam sob a proteção de leis. Aproveite, ainda, o Sun City, maravilhosos complexo turístico que possui cinema, casas de show, praia artificial e muito mais.

( veja roteiro para África do Sul no livro PELO MUNDO COM CRIANÇAS).

 

6º LUGAR – TAILÂNDIA – Inusitado e de uma suavidade infinita, o continente asiático oferece a oportunidade de passear em cima de elefantes, animais que fazem parte da cultura local. Não perca esta chance na Tailândia e visite a fazenda de elefantes e a fazenda de tigres. A rica fauna do país vai encantar a família tanto na terra quanto no mar.

 

5º LUGAR – ILHA DE PÁSCOACHILE – Ouse pelo território chileno e descubra os fantásticos moais em Rapa Nui. A estrutura pra turismo é ótima e a família vai amar visitar vulcões , pedalar e curtir praias lindas. Se divirta na Ilha Grande chilena e carimbe o seu passaporte com moais. Será inesquecível!

( veja roteiro para Ilha de Páscoa no livro PELO MUNDO COM CRIANÇAS).

 

 

4º LUGAR – SERRA DO CIPÓBRASIL – 240 Km de Belo Horizonte – MG, descubra este lugar lindo lotado de pousadas deliciosas e cachoeiras. Explore o Parque Nacional da Serra do Cipó, descubra grutas, cânions e outras maravilhas da natureza mineira.

 

3º LUGAR – CHAPADA DIAMANTINABRASIL – A Bahia nos presenteia com este lugar fantástico. Se hospede na linda Lençois e descubra na chapada águas avermelhadas e areias coloridas. Não perca  os passeios para a Gruta da Lapa Doce e para o Morro do Pai Inácio, estes sempre com guias. Se diverta em tirolesas. Infelizmente, o famoso Poço Azul só pode ser aproveitado por maiores de 12 anos. Mesmo assim, essa viagem vai ser show!

 

2º LUGAR – CHAPADA DOS VEADEIROSBRASIL – Perto de Brasília, nesta mística região, a família vai curtir cachoeiras, prainhas de pedras e até piscinas naturais aquecidas (Thermas). Não perca o Vale da Lua, com suas formações rochosas que lembram nosso satélite natural. Há muitas pousadinhas legais por lá.

 

1º LUGAR – BONITOBRASIL – Simplesmente lindo! Sim, Bonito é bonito de verdade. Além disto, este paraíso terrestre oferece diversas oportunidades de diversão: flutuação no aquário natural, cachoeiras, cavalgadas, arvorismo, passeios de bote e visitação a grutas – não perca a Gruta do Lago Azul. A família vai fazer contato com muitas aves coloridas e lindos peixinhos, e podem até ver os jacarés bem de perto, na Estância Mimosa.

2 thoughts to “DICAS DE SAÚDE PARA VIAGENS DE ECOTURISMO

  • Aline Silveira

    Adorei suas dicas de viagens! !! Mto importantes! E que delícia, as crianças já viajaram mto pra lugares fantásticos! Parabéns Drª. Carmelinda! !!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *