Esta viagem com meus filhotes, que ocorreu em julho/2017, quando aproveitamos as férias escolares, foi sensacional porque asvovós Dica (mainha) e Etelda (vovó Telda) e a priminha Letíciase aventuram com a galerinha pelas terras de nossos descobridores. Seguindo as dicas do livro da mamãe, PELO MUNDO COM CRIANÇAS, a viagem foi organizada e bem curtida pela família toda. Se inspire e faça o mesmo. Nós amamos!

(PELO MUNDO COM CRIANÇAS – livro disponível à venda pelo facebook – Carmelinda Lobato – e pelo email: rmlj@uol.com.br)

 MIGUEL E HELENA – PORTO

MIGUEL E HELENA – TORRE DE BELÉM – LISBOA

ESTA VIAGEM A PORTUGAL FOI ORGANIZADA COM 1 ANO DE ANTECEDÊNCIA; RECOMENDO QUE ISTO SEJA FEITO COM PELO MENOS 6 MESES DE PRAZO POIS TUDO É MAIS FÁCIL, HÁ PROMOÇÕES E, AFINAL DE CONTAS, A VIAGEM JÁ COMEÇA ANTES MESMO DELA ACONTECER. ISSO É BEM GOSTOSO!

  1. COM QUE IDADE MIGUEL E HELENA CONHECERAM PORTUGAL – Não foi a primeira vez destes pequenos viajantes na Europa, pois Miguel – 10 anos e Helena – 6 anos já visitaram: INGLATERRA, FRANÇA, ITÁLIA, BÉLGICA E ESPANHA.

HELENA E MAMÃE – SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – FÁTIMA

  1. A SAÚDE DOS BAIXINHOS – Verão em Portugal, então as dicas de protetor solar, uso de bonés e ingesta de bastante água foram seguidas à risca. As vacinas, lógico, todas em dia, conforme as recomendações brasileiras; não houve nenhuma orientação de vacina especial para esta época do ano em Portugal. Remédios que levamos:IBUPROFENO, DIPIRONA XAROPE, LUFTAL, BROMOPRIDA, BUSCOPAM, DEXAMETASONA POMADA, NEBACETIM POMADA, MAXITROL COLÍRIO, POLARAMINE XAROPE, SOL. FISIOLÓGICA NASAL; CURATIVOS. Graças a Deus as crianças não adoeceram durante a viagem.

 

 “COM ESSE CALOR PORTUGUÊS, SOMENTE MUITA ÁGUA PRA AGUENTAR!”

  1. VOO – As passagens aéreas foram adquiridas em 02/2017, pela AIR EUROPA, classe econômica, o voo mais em conta que conseguimos,saindo às 22h de Salvador-BA e chegando às 16h (hora local), pois assim ficou mais barato, mesmo com os custos de deslocamento de Belo Horizonte até a capital baiana; conseguimos conciliar um bom horário para chegar na terra do axé 14h – embora passamos por um aperto danado pois a LATAM transferiu nosso voo que saía às 11h para às 7h da manhã, e não nos avisou! Então, quando chegamos no aeroporto foi aquela tensão, mas, graças a Deus, a companhia aérea conseguiu nos remanejar para um voo da Passaredo que chegaria em Salvador às 18h! Muita oração e não houve atraso, e conseguimos fazer nosso chek in para o voo internacional no horário previsto).O voo de ida pela Air Europa foi ruim, muita turbulência, serviço de bordo cancelado e sem sistema de entretenimento! Mas, conforme orientações do meu livro – PELO MUNDO COM CRIANÇAS – levamos tablets, celulares e fones todos preparados para entreter a galerinha; um aplicativo da companhia aérea para baixar filmes e jogos também ajudou; já o voo de volta, pela própria Air Europa, foi muito bom, serviço melhor e sistema de entretenimento funcionando. Apesar das críticas negativas que pesquisamos sobre a Air Europa, o voo, de uma maneira geral, foi bom e nós avaliamos tal companhia aérea com NOTA 7 (0-10).

GALERA PRONTA PRA O EMBARQUE EM SALVADOR PARA A EUROPA!

  1. ESTUDANDO PORTUGAL COM MIGUEL E HELENA – Para isto, com 30 dias antes da partida, compramos, pela internet, o livro VOLTA A PORTUGAL COM CRIANÇAS ( Cecília João e Sofia Martinho). 
  1. PREPARANDO AS MALAS – Optamos por uma mala grande vertical com quatro rodinhas multidirecionais para Miguel e Helena. Levamos duas mudas de roupa/dia para cada criança. Como era verão em Portugal, roupas de meia estação foram as mais selecionadas; é claro que não nos esquecemos dos casacos, afinal de contas o frio europeu, mesmo em tempos quentes, poderia nos assustar, mas isto não ocorreu em terras portuguesas . Com relação aos calçados, escolhemos 2 tênis/sapato fechado para cada baixinho, e um sandalinha para Helena (menina sempre mais vaidosa rssss); mamãe esqueceu os chinelos de dedo e isto foi ruim. Creme para pentear, para os cachinhos da minha princesa, também levamos bastante, com medo de não encontrarmos lá com facilidade (como ocorreu em nossa viagem a Londres…), o que seria um transtorno.

MIGUEL, HELENA E LETÍCIA CURTINDO O VERÃO DE LISBOA.

  1. HOTEIS – Como temos um plano de férias, pudemos nos hospedar na rede de HOTEL VILA GALÉ, que é muito boa; mesmo assim, a reserva só foi possível porque fizemos com 8 meses de antecedência, então, atente para isto. O hotel, tanto em Lisboa como no Porto, fica bem localizado, numa região linda. Na capital portuguesa, tivemos o privilégio de nos hospedar à beira do Rio Tejo; no Porto, o hotel fica na região central da cidade, sendo tudo mais fácil para passear, perfeito para viagem com crianças. Os serviços oferecidos foram excelentes, ambos os hoteis com piscina, um item que embora não essencial para a escolha da hospedagem, ajuda bastante para momentos de relax e diversão da galerinha.

HELENA, MIGUEL E MAMÃE – PASSEIO ÀS MARGENS DO RIO TEJO – LISBOA

  1. PASSEIOS/ATRAÇÕES TURÍSTICAS – O roteiro dessa viagem foi organizado com as dicas do meu livro PELO MUNDO COM CRIANÇAS. Como recomendado, compramos os ingressos com antecedência pela internet, e fugimos das filas, sempre um bom negócio. Não conseguimos comprar antes as entradas para as Caves do Vinho do Porto, mas foi muito fácil resolver por lá.

LISBOA: DIA 1: Torre de Belém, Monumento dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerônimos, Rio Tejo; DIA 2: Oceanário; DIA 3: partida para FÁTIMA E ÓBIDOS.

TORRE DE BELÉM – LINDA! Visita tumultuada, com demora na fila para entrar pois somente 120 pessoas podem permanecer no monumento ao mesmo tempo. Sendo assim, mesmo com ingressos comprados com antecedência, as crianças tiveram que esperar bastante para conhecer. DICA IMPORTANTE: leve tablets, celular com joguinhos, gibis, etc., para ajudar o tempo passar.

HELENA, MIGUEL E LETÍCIA – TORRE DE BELÉM

” Essa espera pra entrar na Torre de Belém cansou rsssss”

TORRE DE BELÉM

TORRE DE BELÉM

HELENA E PAPAI – TORRE DE BELÉM

LETÍCIA – TORRE DE BELÉM

MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS: SIMPLESMENTE MARAVILHOSO! 

MOSTEIROS DOS JERÔNIMOS: organizado, entrada rápida com ingressos comprados com antecedência, emocionante e divertido!

TÚMULO DE VASCO DA GAMA – MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS

OCEANÁRIO DE LISBOA: MUITO LEGAL!

MIGUEL, HELENA, LETÍCIA E MAINHA 

MIGUEL, HELENA E MAMÃE

MIGUEL E HELENA COM VASCO, MASCOTE OFICIAL DO OCEANÁRIO DE LISBOA.

FÁTIMA: SIMPLESMENTE EMOCIONANTE! “TEM ANJOS VOANDO NESTE LUGAR…”

Miguel e Helena adoraram conhecer as casas dos três Pastorinhos, para quem Nossa Senhora apareceu em 1917.

HELENA, MIGUEL, PAPAI E VOVÓ TELDA – casa da Pastorinha LÚCIA em Vila Aljustrel – Fátima

MIGUEL, HELENA, LETÍCIA E MAINHA NO QUINTAL DA CASA DOS PASTORINHOS SANTA JACINTA E SÃO FRANCISCO – “colher e comer as frutinhas docinhas deste quintal foi uma delícia!”

ÓBIDOS: IMPERDÍVEL! Esta cidade medieval é surpreendentemente preservada e seus habitantes encarnam o espírito da Idade Média até hoje, sendo um prato cheio para os turistas. Passar um dia por aqui é bem legal, podendo optar pela pernoite no antigo castelo, que atualmente funciona como uma pensão. MIGUEL E HELENA AMARAM caminhar pelas ruelas do Mercado de Óbidos, ver um desfile com personagens da época medieval e se sentirem membros da real cidade. 

PORTO: DIA 1: Centro Histórico, Caves do Vinho do Porto; DIA 2: Foz do Rio Douro.

CENTRO HISTÓRICO/ CAVES DO VINHO DO PORTO: UM DOS LUGARES MAIS LINDOS DO MUNDO!

MIGUEL, HELENA, LETÍCIA, MAMÃE, MAINHA E VOVÓ TELDA – CENTRO HISTÓRICO DO PORTO

CAVES DO VINHO DO PORTO – “UMA FESTA NÃO SÓ PARA OS ADULTOS, MAS PARA A CRIANÇADA TAMBÉM!”

FOZ DO RIO DOURO – SENSACIONAL! Resolvemos aproveitar o mar português. QUEM DISSE QUE NÃO ROLA PRAIA NA EUROPA? Curtimos o verão lusitano em um dia na PRAIA DO MOLHE. AS CRIANÇAS ADORARAM!

MIGUEL APONTA PARA ONDE ESTÁ O BRASIL!

  1. ONDE COMEMOS: CAFÉ DA MANHÃ: hotel; ALMOÇO: em Portugal sempre é fácil descobrir comida boa, farta e barata; JANTAR: em Lisboa fomos conhecer o restaurante O MERCADO – RECOMENDAMOS. Curtir um jantar com fado é programa legal mas achamos beeemmm caro. Mesmo assim, fomos conhecer este show no restaurante A SEVERA.
  1. DESLOCAMENTOS: LISBOA: Tentamos utilizar o ELÉTRICO, mas achamos demorado e estavam sempre cheios pois era verão e a cidade estava com muitos turistas; então, optamos pelo táxi – mais ágil e com preço bom. DeLisboa ao Porto (passando por Fátima e Óbidos) fomos de carro alugado (carro para 07 pessoas mas a locadora nos deu um up grade para 09 pessoas sem custo adicional, pois tínhamos muitas malas – MTO LEGAL!); reservamos o serviço pela internet, com antecedência.  No Porto, nos deslocamos de táxi e uber, sendo um pouco mais caro que Lisboa.
  1. O QUE MAIS MIGUEL E HELENA GOSTARAM NESTA VIAGEM: APROVEITAR UM TEMPO BOM COM A MAINHA, A VOVÓ TELDA E A PRIMA LETÍCIA.

  LISBOA: visitação ao OCEANÁRIO; FÁTIMA: colher frutinhas no quintal da casa dos Pastorinhos; ÓBIDOS: Desfile medieval; PORTO: curtir a Praia do Molhe.

PORTUGAL FOI UMA GRATA E MARAVILHOSA SURPRESA. ACHO QUE DEMORAMOS EM IR DESBRAVAR ESTE LINDO E IMPORTANTE PAÍS, E CERTAMENTE VAMOS VOLTAR LÁ UM DIA. MIGUEL E HELENA RECOMENDAM ESTA VIAGEM PARA TODOS OS BAIXINHOS BRASILEIROS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *